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Plano de Aula

Como pedido pela orientadora da APS desse semestre, a professora Lígia Menna, há aqui um plano de aula relacionado ao tema do blog como última postagem do blog.

Para que o aluno possua uma melhor assimilação do conteúdo, o professor precisa procurar formas de tornar a aula e o conteúdo interessantes para o aluno. Há diversas formas de fazer isso, como, por exemplo, procurar formas de trazer o conteúdo para a realidade do aluno, aproximar de seu contexto social. Textos antigos e de outras realidades sociais parecem muito distantes, o que, muitas vezes torna a aula cansativa e desinteressa o aluno.
Aqui há a tentativa de aproximar o aluno da literatura através de uma aula que fale sobre uma autora que esteja viva. As aulas de literatura são sempre voltadas para o canônico e, numa tentativa de sair do mesmo caminho de sempre, faz-se uma aula que mostra que a literatura não está morta, mas que continua se transformando.
Este plano de aula foi criado com a intenção de se aplicar uma aula sobre Adília Lopes, sua vida e sua obra, com foco na intertextualidade com a obra As Cartas Portuguesas (1669).

Estrutura Curricular
Nível de Ensino: Ensino Médio.
Componente Curricular: Literatura Portugesa
Tema: Adília Lopes.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  • Se familiarizar com um pouco da vida de Adília Lopes;
  • Perceber a intertextualidade da poesia de Adília;
  • Perceber a linguagem cotidiana em seus textos.
Objetivos Gerais: Desenvolver a compreensão da vida e da obra de Adília Lopes.
Objetivos Específico: Mostrar ao aluno que a literatura continua em transformação, que a linguagem literária não necessariamente é uma linguagem de difícil compreensão e que temas cotidianos também podem fazer intertextualidade com obras mais antigas e reconhecidas.

Duração das Atividades
1 aula de 50 minutos.

Estratégias e Formato da Aula
Para engajar os alunos e tentar tornar a aula mais participativa, uma forma de começar a aula é a partir de um questionamento:
"Quem conhece obras escritas por mulheres?"
Muito provável que um baixo número de alunos levante a mão, se alguém levantar a mão. O aluno que se sentir confortável pode falar sobre as autoras que conhece.
Depois que um aluno começa a falar, é comum gerar uma discussão entre eles. Mesmo que nem sempre essa discussão aconteça durante a aula, é importante que eles reflitam sobre as questões colocadas em aula, porque isso mostra que eles foram atingidos de alguma maneira.
Após essa possível discussão entre os alunos sobre conhecer ou não escritoras, o professor começa a teoria falando sobre algumas escritoras portuguesas, como Florbela Espanca (a mais conhecida poetisa da Literatura Portuguesa) Irene Lisboa, Salette Tavares, entre outras. Falando sobre a vida e algumas obras, provendo uma breve contextualização sobre o tema e introduzindo a autora que será tema central da aula: Adília Lopes.
A vida de Adília seria exposta brevemente, visto que a autora está viva e ainda tem muito a oferecer à literatura. Mostraria-se alguns pontos importantes da vida da autora, como seu nascimento em Lisboa em 1960, o fato de ter inciado a licenciatura em Física na Universidade de Lisboa e tê-lo abandonado quase no fim do curso devido a uma doença, seu início na licenciatura em Literatura e Linguística Portuguesa e Francesa, também pela Universidade de Lisboa em 1983, a publicação de seu primeiro livro Um jogo bastante perigoso (1985), e falar um pouco sobre as outras obras dela. Adília possui até hoje mais de 30 obras publicadas, além de algumas características estilísticas da autora, como suas rimas infantis, a falta de métrica, humor, brincadeiras com sons, estrangeirismos, entre outras.
A ideia é que a exposição dos grandes nomes femininos e da vida e da obra de Adília Lopes seja rápida, por volta de 20 a 25 minutos, e não seja massante, tentando manter o interesse do aluno. Não há aqui a intenção de uma aula tradicional com exercícios após a exposição teórica, mas sim, uma aula baseada na discussão dos itens expostos.
Depois dá-se início ao tema central, a intertextualidade entre os textos da própria autora e a obra As Cartas Portuguesas, a partir do vídeo a seguir no qual o poema O Marques de Chamilly à Mariana Alcoforado de Adília Lopes é recitado. Para melhor acompanhamento do poema e maior aproveitamento, o professor pode escrever o poema na lousa ou, se tiver os recursos necessários, entregar uma cópia do poema para cada aluno.
Após o vídeo o professor explica quem foi o marquês de Chamilly e Mariana Alcoforado, e faz uma sinopse do livro As Cartas Portuguesas com foco nos sentimentos expressos pela freira em suas cartas ao marquês, porque são esses sentimentos que são retomados e reinterpretados por Adília em alguns de seus poemas. Após essa contextualização das personagens envolvidas, o professor questiona os alunos sobre quais características estilísticas estão presentes no poema, a fim de fazer os alunos participarem da aula e tentarem assimilar melhor as características a partir da prática da análise.
A discussão das características estilísticas da autora pode ser continuada a partir de um outro poema cujo título é Mariana e Chamilly:
Escrito na lousa ou com uma cópia para cada aluno, os alunos ficariam encarregados de analisar o poema, mostrando a intertextualidade e as características do poema. A função do professor, nesse momento, é auxiliar os alunos sem dar as respostas.
Após a análise desses dois poemas, o vídeo, e toda a exposição sobre a vida e obra de Adília, o professor pede aos alunos que, para a próxima aula, procurem e analisem um poema de sua preferência da autora discutida em aula. A aula seguinte, como forma de transição a um novo tema, pode começar com alunos recitando alguns poemas e mencionando o porquê da escolha e as características encontradas por eles no poema escolhido.

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