A Semiótica Social foi desenvolvida por Hodge e Kress em 1988 e tem como objeto de estudo a comunicação e a semiose humana, isto é, o processo de produção de sentido. A Semiótica Social é uma abordagem que investiga diversas características inerentes ao processo de construção de sentido, como o modo de comunicação (fala, escrita, imagem e outros) e os recursos semióticos (gestos, tom de voz, cores, texturas, tamanhos, entre outros) presentes no texto. A partir dos estudos da Semiótica Social os teóricos Kress e Leeuwen desenvolveram a Gramática do Design Visual ( Reading Images: the Grammar of the Visual Design , 2006) em que discorrem sobre as bases para uma análise de imagens. A proposta desta atividade é utilizar os conceitos da Gramática do Design Visual e analisar um anúncio publicitário encontrado em um ponto de ônibus da cidade de São Paulo. O anúncio selecionado para análise é uma anúncio da prefeitura de São Paulo referente ao combate à dengue. Na propaganda encontra-se n...
Este blog é utilizado para a APS do curso de Letras da Chácara Santo Antônio turma de 2017.