O ensino de literatura no Brasil é muito voltado aos cânones literários, os grandes nomes da literatura, autores consagrados que se mostravam a frente de seu tempo por suas habilidades linguísticas. Mas poucos desses nomes são femininos e pouco se é falado sobre mulheres na literatura.
Atualmente, há uma tentativa de sair desse olhar que sempre dominou os estudos literários e o ensino de literatura. Mas há também uma grande resistência a essa tentativa e uma grande dificuldade de estudar obras escritas por mulheres, principalmente quando fazem parte de minorias sociais como mulheres negras ou LGBT, por exemplo.
Cada texto apresenta uma visão de mundo, pertencente a quem o escreveu e, assim, representa também aqueles com as mesmas posições que o autor. E as histórias (praticamente) sempre foram contadas a partir de uma mesma visão: a visão masculina. Principalmente por homens em altas posições sociais, com grande poder aquisitivo e alto nível de escolaridade.
Essa visão de mundo majoritariamente masculina deve-se ao fato de que as mulheres demoraram a ter acesso à leitura porque não eram consideradas dignas à educação e apenas recebiam papeis domésticos. Inicialmente, apenas mulheres de classes sociais mais altas possuíam acesso à literatura, mas, ainda assim, seus conhecimentos não eram considerados tão importantes quanto os conhecimentos dos homens. Isso reflete na literatura escrita por mulheres porque, muitas vezes, tiveram que publicar suas obras anonimamente, sob pseudônimos masculinos ou com seus nomes abreviados.
O século XXI tem apresentado avanços na leitura e na escrita feminina, as mulheres escrevem mais e se preocupam mais em ler e conhecer obras escritas por outras mulheres. No entanto, há ainda muito a se fazer, porque as mulheres ainda são consideradas inferiores e, consequentemente, suas produções também.
A importância de ler obras escritas por mulheres é conhecer o mundo com outros olhos, os olhos femininos e suas particularidades. É uma forma de apoiar quem já escreve e incentivar mais mulheres a escreverem. Ler mulheres é uma forma de conhecer um leque de situações e sentimentos que só podem ser vividos e escritos por mulheres.
-Texto escrito por Letícia Silva.
-Texto escrito por Letícia Silva.
Comentários
Postar um comentário