Olá meus queridos, prontos para uma xícara de café com leite quentinha, para um novo update?!
O tema de hoje é linguística - Parte I
Quando falamos em linguística é impossível não pensar em Saussure. Colocarei uma pequena pesquisa para explicar quem foi esse grande linguista e filósofo:
”Ferdinand de Saussure (1857 - 1913) foi um linguista e filósofo suíço, cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma. Seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo da teoria da literatura e dos estudos culturais.
Saussure entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamada de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquiriu autonomia, objeto e método próprios. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo no século XX.”
Na verdade, este conteúdo visa desconstruir as ideias do linguista, visto que estamos um século a frente dessas descobertas. Ainda assim, graças a esses conceitos e avanços, pudemos avaliar melhor, pois tivemos uma base de onde partir.
Lembremos que suas teorias eram inovadoras, e pela primeira vez, a língua foi tratada como ciência. O motivo dessa ebulição no estudo da língua se deu justamente por, na época em que se iniciou, as outras áreas estavam progredindo absurdamente no quesito cientifico - tais como a invenção da lâmpada; automóvel; telefone; a melhora na disponibilidade e qualidade da medicina; a invenção do antibiótico, drogas contraceptivas, avanço no estudo molecular e genético.
Dicotomias Saussurianas
Língua x Fala (Langue x Parole)
A fala é a prática da língua, porém a língua não se limita ao meio sonoro, gestual, escrito, sendo um sistema. A fala é individual, já a língua é um produto social, não podendo ser modificada por um único indivíduo.
Saussure diferencia a língua e a fala, para ele, a língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros, ela é um “produto” que está internalizado na mente de determinada sociedade, e é homogênea. Já a fala não pode ser estudada pois está relacionada com fatores externos e é um ato individual, portanto não passível de análise.
Conjunto organizado
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Escola
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De elementos, que se define pelas características desses elementos
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Estudantes
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No qual cada elemento se define pelas diferenças que apresenta em relação a outro elemento
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Alunos da 1ª série são definidos por oposição aos da 2ª serie.
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E por sua relação com todo o conjunto
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Alunos do turno matutino e vespertino
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Diacronia x Sincronia
A visão diacrônica da linguística estudava a mudança dos signos no eixo das sucessões históricas (assim a língua era tradicionalmente estudada no século XIX). A visão sincrônica no entanto, visa estudar descritivamente a linguagem, propondo entender a estrutura da mesma como um sistema em funcionamento em um dado ponto do tempo (recorte sincrônico).
Eixo do estado
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Eixo das evoluções
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É o eixo sincrônico
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É o eixo diacrônico
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A língua é estudada como ela se apresenta em um determinado momento de sua história
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A língua é estudada como um produto de uma série de transformações que ocorrem ao longo do tempo
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Sintagma x Paradigma
O Sintagma para Saussure é “a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior”, surge a partir da linearidade do signo. Ou seja, ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é, como o próprio autor define, um "banco de reservas" da língua, fazendo com que suas unidades se oponham, pois uma exclui a outra.
Sintagma e paradigma parecem conceitos muito difíceis, no entanto, utilizaremos o exemplo que nos foi dado:
Eixo Horizontal - Sintagmático
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Eixo Vertical – Paradigmático
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Trata das relações combinatórias.
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Trata das relações associativas
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Contraste que um elemento estabelece com outro elemento que está adjacente a ele na cadeia de elementos que ocupa a linha horizontal
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Os signos que têm algo em comum se associam em memória, formando grupos.
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Exemplos:
In-constitu-cion-al.
Forçar a barrar (insistir)
Não dar bola (não dar importância)
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Exemplos:
a) Semelhança de significados: Demonstração, exibição, amostragem, exposição.
b) Semelhança de radical: demonstrar, demonstração, demonstrável.
c) Semelhança do sufixo: educação, construção, constituição.
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Significado x Significante
O signo linguístico constitui-se numa combinação de significado e significante, como se fossem dois lados de uma moeda. O significado é o conceito e reside no plano do conteúdo. O significante é uma "imagem acústica" (cadeia de sons) e reside no plano da forma.
Exemplificando: Significante é uma imagem mental estereotipada, vamos colocar em prática. Quero que você pense em uma maçã e um coração.
A imagem que veio a sua mente foi, muito provavelmente:
No entanto, podíamos imaginar uma variedade de maçãs (verde, gala, fuji).
Mas, nós sabemos que o coração humano não é desta forma, no entanto, sempre que dizem “Aí meu coração, que história linda” ou “Meu coração está partido”, esta imagem surge em nossa mente para associar as informações.
- Texto por Jéssica Tulik.
Informações Bibliográficas :
Aulas Teorias do Texto Profº Adilson Oliveira
http://edmarciuscarvalho.blogspot.com.br/2012/07/a-linguistica-segundo-saussure.html
(Tabelas Explicativas)
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