Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2017

Significado e Significante

  O signo linguístico é, segundo Saussure, a união do sentido e da imagem acústica a partir de uma relação arbitrária. Tais fazes de um signo linguístico são o significado e o significante.   O significado do signo linguístico constitui-se do sentido, ou seja, o conceito, a ideia que compõe o signo. Por isso, o significado é considerado o plano das ideias.   O significante é a imagem acústica do signo linguístico, considerado o plano da expressão. A imagem acústica não é apenas o som da palavra, do signo em questão, mas a impressão psíquica desse som.   O signo linguístico não existem uma das faces da dicotomia, assim como uma face não existe sem a outra. O significado e o significante estão intimamente ligados e um precisa do outro. - Texto por Letícia Silva.

Paradigma e Sintagma

  Paradigma e sintagma correspondem a mais uma dicotomia linguística de Saussure e se refere às relações de seleção e combinação entre os elementos linguísticos.   O Paradigma, ou eixo paradigmático, corresponde às possibilidades, ou seja, é o grupo de signos linguísticos que podem ser escolhidos pelo falante. A quantidade e a variedade de signos disponíveis para escolha são individuais, dependem do conhecimentos linguístico de cada um.   O Sintagma corresponde à combinação dos elementos linguísticos. Isto é, quando os signos saem do eixo das possibilidades para a formação de frases e expressão de ideias.   O eixo paradigmático apresenta inúmeras possibilidades, enquanto o eixo sintagmático combina e concretiza algumas possibilidades em forma de texto. - Texto por Letícia Silva.

Langue e Parole

Uma das dicotomias saussureanas é a Langue (língua) e a Parole (fala) e consiste na diferenciação das duas e em como uma afeta a outra. A língua tem caráter social, representa um sistema léxico, lógico e gramatical que existe na consciência  das pessoas que falam a mesma língua. Assim, a língua não depende do indivíduo que a fala. A fala tem caráter individual, ou seja, é a forma que o indivíduo expressa suas ideias a partir da língua. Com o decorrer do tempo, a língua sofre modificações e tais modificações têm origem na fala. Isto é, a parole modifica a langue. No entanto, para a modificação do sistema da língua, é necessário que um grupo de indivíduos utilize as inovações linguísticas. A modificação da língua, mesmo surgindo da fala, que representa a individualidade, necessita do social, ou seja, um grupo de falantes. A dicotomia Langue e Parole é uma grande inovação do Estruturalismo de Saussure, porque é o início da consideração da fala e sua individualidade no estudo da l...